Seja Bem Vindo ao Site da Vencer Sport Club    
Hoje é     
 
 
Patrocinadores
 
 
 
Filosofia do Karate

O Karate possui principios filosoficos como um dos seus principais ensinamentos. Esses principios são determinantes para polir o homem, uma vez adquirida estas virtudes ele poderá adotar uma postura invejável e assimilará com facilidade o Karate-do. É baseado nesse principios que deve viver um praticante de karate, levando estes conceitos para todos os segmentos de sua vida: seja na família, na escola, no trabalho, no convívio com os amigos, nas festas, etc.

O praticante de Karate, segundo Mestre Funakoshi, deve manter a mente distante do egoísmo e da maldade, devendo buscar a pureza de pensamentos, porém, deve estar em alerta para reagir adequadamente a tudo que encontrar pela frente.

Este é o significado filosófico do sufixo “Kara” (vazio) da palavra Karate, que significa a ausência de pensamentos negativos ou inferiores.

Embora os principios estejam organizados em uma determinada ordem, nenhum é mais importante que o outro, todos têm uma comum importância. Essa comum importância entre todos os quesitos fica evidente quando lemos Hitotsu (Primeiro) no inicio dos freses, isso foi incluído para que os karatecas não entendessem algum item do KUM mais importante do que o outro.

No Karate existe dois importantes caminhos que levam à uma vida harmoniosa, são eles o “DOJO-KUN” e o “NIJU-KUN” que são os lemas do Karate, os quais devem ser seguidos por todos os praticantes do Karate.

“Quanto mais você estudar e praticar no dia a dia os princípios filosóficos do Karate-do, mais você compreenderá a gravidade ou a grandeza dos seus atos.

20 ensinamentos do mestre Gichin Funakoshi

HITOTSU - KARATEDO WA REI NI HAJIMARI REI NI OWARU KOTO WO WASURUNA

(1) Não se esqueça que o Karatê deve iniciar com saudação e terminar com saudação.

HITOTSU - Karatê NI SENTE NASHI ,

(2) No Karatê não existe atitude ofensiva.

HITOTSU - Karatê WA GI NO TASUKE

(3) O Karatê é um assistente da justiça.

HITOTSU - MAZU JIKO WO SHIRE SHIKOSHITE TAO WO SHIRE

(4) Conheça a si próprio antes de julgar os outros.

HITOTSU - GIJUTSU YORI SHINJUTSU

(5) O espírito é mais importante do que a técnica.

HITOTSU - KOKORO WA HANATAN WO YOSU

(6) Evitar o descontrole do equilíbrio mental.

HITOTSU - WAZAWAI WA GETAI NI SHOZU

(7) Os infortúnios são causados pela negligência.

HITOTSU - DOJO NO MI NO Karatê TO OMOUNA

(8) O Karatê não se limita apenas à academia.

HITOTSU - Karatê NO SHUGYO WA ISSHO DE ARU

(9) O aprendizado do Karatê deve ser perseguido durante toda a vida.

HITOTSU - ARAI YURU MONO WO KARATEKA SEYO SOKO NI MYOMI ARI

(10) O Karatê dará frutos quando associado à vida cotidiana.

HITOTSU - Karatê WA YU NO GOTOSHI TAEZU NETSUDO WO ATAEZAREBA MOTO NO MIZU NI KAERU

(11) O Karatê é como água quente. Se não receber calor constantemente torna-se água fria.

HITOTSU - KATSU KANGAE WA MOTSUNA MAKENU KANGAE WA HITSUYO

(12) Não pense em vencer, pense em não ser vencido.

HITOTSU - TEKI NI YOTTE TENKA SEYO

(13) Mude de atitude conforme o adversário.

HITOTSU - TATAKAI WA KYOJITSU NO SOJU IKAN NI ARI

(14) A luta depende do manejo dos pontos fracos (KYO) e fortes (JITSU).

HITOTSU - HITO NO TEASHI WO KEN TO OMOU

(15) Imagine que os membros de seus adversários são como espadas.

HITOTSU - DANSHIMON WO IZUREBA HYAKUMAN NO TEKI ARI

(16) Para cada homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários.

HITOTSU - KAMAE WA SHOSHINSHA NI ATO WA SHIZENTAI

(17) No início seus movimentos são artificiais, mas com a evolução tornam-se naturais.

HITOTSU - KATA WA TADASHIKU JISSEN WA BETSUMONO

(18) A prática de fundamentos deve ser correta, porém na aplicação torna-se diferente.

HITOTSU - CHIKARA NO KYOJAKU KARADA NO KANKYU WAZA NO SHINSHUKU WO WASURUNA

(19) Não se esqueça de aplicar corretamente: alta e baixa intensidade de força; expansão e contração corporal; técnicas lentas e rápidas.

HITOTSU - TSUNE NI SHINEN KUFU SEYO

(20) Estudar, praticar e aperfeiçoar-se sempre.

 

Dojo Kun

DOJO é local de treinamento, local onde se busca alcançar o equilíbrio (físico + espiritual) através da prática do Karate-do.

Os Dojo de Karate possuem regras (lemas= "kun") que são preceitos práticos (influência Confuncionista) que devem guiar o karateca na sua busca de autocontrole.
O karateca se lembra deles todos os dias ao terminar e iniciar os treinamentos .
São eles:

1) Esforçar-se para formação do caráter

Ser uma pessoa conhecida por ser tratável é mais importante que ser conhecido por ter força ou conseguir dar chutes e socos bonitos. Ser querido é melhor que ser temido. Tornar-se uma boa Pessoa é mais importante que tudo para o karateka. Praticar o karate para obter principalmente paciência, perseverança, concentração e Humildade.

2) Fidelidade ao verdadeiro caminho da razão

A razão é a faculdade de avaliar, julgar, estabelecer relações lógicas e entender, e é um atributo exclusivo da espécie humana.O karateca busca tornar-se cada vez mais humano e, ao mesmo tempo que combate o lado animal, cultiva o espiritual. Tenta assim buscar os motivos, entender as consequências, refletir as atitudes, compreender o mundo e a vida enfim.
O que distingue um aluno de um mestre ou sensei é que o sensei "nasceu antes" para a vida de reflexão em torno dos motivos que regem a vida.

3) Criar o intuito de esforço

Mesmo quando não se está dando conta é importantíssimo estar tentando sempre de modo a desenvolver em si a habilidade que não possui.
Quando se tem pouca paciência, é suportando um pouco mais que se a aumenta. Quando se é fraco, é suportando uma carga um pouco maior que se vai conseguir fortalecer.
Esforçar implica em ir além dos limites sejam eles físicos ou espirituais.
Este ítem deve ser treinado principalmente fora do DOJO: esforçar mais na escola(no estudo e no comportamento), em casa (no respeito e na obediência)e no trabalho.

4) Respeitar acima de tudo

A essência do karate-do é a cortesia, porque seu propósito é aprimoramento pessoal ("Não aprimoramos para lutar mas lutamos para aprimorar."), e este aprimoramento deve se revelar em todos os aspectos da pessoa.
A pessoa deve pensar de modo mais correto, sentir de modo mais harmonioso, conseguir movimentar-se com mais equilíbrio e precisão e relacionar-se com os outros de modo mais sensato.
Não devem importar os motivos mas o nosso comportamento final. Por isto o "acima de tudo". Quem segue verdadeiramente este preceito não vai justificar depois uma conduta desrespeitosa, mas vai sempre demonstrar nas atitudes a idéia que abraça.

5) Conter o espírito de agressão

As pessoas possuem em si o instinto animal que as impele a comportar-se como tal, e o animal agride quando ferido, acuado ou quando seu espaço pessoal é invadido e neste comportamento ele muitas vezes se expõe à morte. O homem, por ser superior (potencialmente superior) se ofendido, tem a opção de revidar ou procurar uma situação mais confortável longe do ofensor, provocado, pode procurar uma visão diferente que o permita entender o seu caluniador.
Só quem busca conter o lado animal é que realmente pode alcançar toda a dimensão do karate-do, porque vazio de todo pensamento e intenção premeditado pode refletir o mínimo impulso que sobre ele se projeta.

Dojo kun em japonês e sua tradução

HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO
Esforçar-se para formação do caráter
HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO
Fidelidade ao verdadeiro caminho da razão
HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO
Criar o intuito de esforço
HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO
Respeitar acima de tudo
HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO
Conter o espírito de agressão

 

 
 
2008 © Copyright. Vencer Sport Club - Todos os direitos reservados                           Site hospedado e desenvolvido pela Agência Infoweb